Pessoal, boa tarde!
Conforme combinamos estou postando a atividade que realizamos hoje e parte do texto base da nossa aula no laboratório de informática, onde utilizamos o excel na construçao de tabelas e gráficos. Seria bom que vocês refizessem as atividades da aula em casa para verificar se entenderam.
Qualquer dúvida, poste nos comentários. Em seguida tem algumas alterações e conclusões que chegamos em todas as turmas.
3ª aula no laboratório de informática ago/2010
Conteúdo: tratamento da informação
Como analisar de forma simples um grande
número de dados?
A Estatística ou Tratamento da informação é um eixo da Matemática que estuda os fenômenos do acaso, agrupando, classificando e ordenando experiências e observações sobre as manifestações de um fenômeno para extrair suas conseqüências. A Estatística tem seu desenvolvimento marcado pelas mais recentes descobertas científicas, como a Teoria da Relatividade, do físico Albert Einstein, e a Física Quântica. Além disso, tem-se configurado como um importante instrumento de apoio para variados campos do conhecimento, como os da Psicologia, da Economia, da Sociologia e da Medicina.
1. Estatística descritiva
O estudo estatístico não é feito tendo como referência uma única pessoa ou um fato isolado, e sim um conjunto de elementos. Esse conjunto é chamado de coletivo ou de população.
| • | Se o coletivo ou população é formado por muitos elementos, usa-se uma amostra muito seletiva que seja representativa do total. Cada elemento desse coletivo é chamado de indivíduo ou unidade estatística. |
| • | Chamamos variável estatística uma característica da população. Ela pode ser quantitativa ou qualitativa, caso seja ou não numérica. |
As pesquisas realizadas para estudar nível de instrução, religião ou preferência musical são exemplos de variáveis qualitativas.
Já as pesquisas que envolvem estatura, número de habitantes e idade são exemplos de variáveis quantitativas.
2. Freqüências absolutas
Para obter uma informação clara e precisa de uma série de dados estatísticos numéricos, devemos primeiro ordená-los. A essa ordenação chamamos de rol.
| Exemplo: |
Perguntamos, numa classe de 40 alunos, as notas que eles obtiveram em uma prova de Matemática. Recebemos como resposta as notas do quadro ao lado.
| 4, 5, 1, 6, 8, 5, 6, 5, 7, 1,
|
O conjunto das notas obtidas na prova de Matemática é o que chamamos de dados estatísticos numéricos.
A partir dessas informações vocês construíram uma tabela e gráficos. Refaçam lembrando que é necessário fazer uma coluna com os pontos de toda a turma para poder fazer a média da turma em pontos.
Bom trabalho!!!!
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