terça-feira, 3 de agosto de 2010

O ALFABETO GREGO E A MATEMÁTICA

As letras do alfabeto grego foram utilizadas para representar medidas relacionadas a conceitos matemáticos.

O pi é a 16ª letra do alfabeto grego e corresponde ao som fonético p no alfabeto latino. Ele é, também, a inicial da palavra grega periphéreia, que significa circunferência. Por isso passou a ser usado para designar a divisão (razão) entre o valor da circunferência de um círculo e o seu diâmetro (o comprimento da reta que atravessa o seu centro). Se pegarmos vários objetos circulares (moedas, botões, pratos), medirmos com uma corda o tamanho da sua circunferência e dividirmos pelo diâmetro do objeto, sempre vamos obter um número bastante próximo a 3,14159. O matemático Arquimedes (cerca de 280 a. C. - a cerca de 211 a. C.), foi o primeiro a estabelecer o valor do pi. O que ele não conseguiu descobrir é que era um número irracional, ou seja, tem um número indefinido de casas decimais (sabe-se hoje que ultrapassam as 2 000). Quem descobriu isso foi o cientista alemão Johann Heinrich Lambert, em 1766.

22 comentários:

  1. Eu posso usar o Pi para calcular para calcular volume de uma esfera?


    Caio

    ResponderExcluir
  2. Caio, no volume da esfera é utilizado o valor do pi sim, porque ele é obtido em função de medidas relacionadas a cálculos que envolvem circunferências.
    Adorei sua pergunta, obrigada por fazê-la e participar.
    Carla

    ResponderExcluir
  3. Bárbara, que bom que você leu. Se teve alguma dúvida me pergunte tá?
    bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Professora. Por que "Se pegarmos vários objetos circulares (moedas, botões, pratos), medirmos com uma corda o tamanho da sua circunferência e dividirmos pelo diâmetro do objeto, sempre vamos obter um número bastante próximo a 3,14159"?

    Nathalya 8ºB

    ResponderExcluir
  5. Nathy, vai dar esse valor porque ele é uma constante proporcional, a medida que você aumenta o diâmentro você aumenta proporcionalmente o comprimento na razão desse valor pi.

    ResponderExcluir
  6. queria saber como se escreve em grego:
    1-Juises
    2-Que
    3-Juravam

    Queria Saber Se Alguem sabe

    Me Ajude

    Grato ,Mariana

    ResponderExcluir
  7. Mariana, desculpe a demora da resposta, sinto muito mas uso o alfabeto grego para a aplicação em matemática por isso não domino a escrita da lígua.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Professora, sou uma aluna da 7ª série, faltei um dia de aula, e foi justamente a aula sobre o pi. as minhas amigas e o professor me disseram que pi era uma dízima periódica e que arredondaram para 3,14 e que era somente calcular o pérímetro (circunferencia) pelo diamentro, mas não sei como eu faço esse cálculo. Você pode me ajudar? Rayana

    ResponderExcluir
  9. v ctbm pode usar o pi paa censurar

    ResponderExcluir
  10. como se resolve uma p.g na qual não se sabe a razão

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. primeiro que dizima periodica é numero racional.e numero irracional e todo aquele que não tem fim que não seja dizima.para achar a circunferencia de algo tem que fazer 2 x o numero pi x o raio da medida.também sou aluno da sua série raay.pi equivale um numero entre 3,14159265 e 3,1415927.

    ResponderExcluir
  13. Professora eu posso usar esse seu trabalho ai como um trabalho q meu Professor pediu sobre o alfabeto grego, sua impotancia aplicação e símbolo usado, e ele da como certo

    ResponderExcluir
  14. preciso de ajuda agora em matematica na geometria

    ResponderExcluir


  15. o abecedario latino tem q tipo de funções????

    e o alfabeto grego tem as mesmas funções q o nosso alfabeto latino ??? eu sei q parece ser uma pergunta simples de responder ,mas eu quero tirar as minhas duvidas...ok??mas me responde uma coisa :


    se o alfabeto grego e o alfabeto latino tem suas funções , as funções são as mesmas????

    ResponderExcluir
  16. então posso calcular a qualquer fomar geométrica circular com pi

    ResponderExcluir